RECEITA DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA APURAR SONEGAÇÃO DE ICMS
Receita Estadual do RS deflagra Operação Quatrilho contra sonegação no setor metalmecânico
A Receita Estadual do Rio Grande do Sul realizou na manhã de terça-feira (12) a Operação Quatrilho, operação de fiscalização que mira a sonegação de ICMS e a concorrência desleal no setor metalmecânico. A ação, coordenada pelo Grupo Especializado Setorial Metalmecânico (GES MET) de Caxias do Sul, conta com a colaboração da Seção de Informática Forense (SIF) e o apoio da Brigada Militar. 13 auditores-fiscais e quatro analistas tributários participam da operação.
O alvo da Operação Quatrilho é um contribuinte com estabelecimentos na Região Metropolitana e Norte do RS, além de filiais em outro estado. As investigações apontam para indícios de não recolhimento de ICMS, com simulações de operações interestaduais para ocultar vendas internas gaúchas e reutilização de notas fiscais. O valor estimado das operações com indícios de irregularidades gira em torno de R$ 100 milhões.
A Receita Estadual reforça seu compromisso com a intensificação da fiscalização em diversos setores da economia, buscando recuperar recursos públicos, proteger contribuintes que cumprem suas obrigações e combater a concorrência desleal.